
HISTÓRIA
No dia 16 de junho de 1942 foi fundada a LIGA FEIRENSE DE DESPORTOS TERRESTRES cuja denominação imitava a da então FEDERAÇÃO BAIANA DE DESPORTOS TERRESTRES. Quatro clubes locais existentes na época foram os fundadores da LIGA: Associação Desportiva Bahia, fundada em 02 de julho de 1937; Fluminense de Feira Futebol Clube, fundado em 1º de janeiro de 1941; Madureira Esporte Clube, depois extinto, e o Floresta Futebol Clube, fundado em 1942 e que, a partir de 1947, passou a ser denominado Botafogo Futebol Clube.
Estiveram à frente do movimento de fundação da Liga os seguintes desportistas: Manoel Narciso da Natividade, o “Mestre Narciso”, Mário Porto, Ildes Guarino Meireles e Manoel Fausto dos Santos, “Manoel de Emília”. A recém-fundada Liga passou logo a promover campeonatos e jogos amistosos muito importantes e de grande aceitação na época, com os “grandes” do futebol baiano e brasileiro.
O primeiro Presidente da L.F.D.T., em 1942, foi o desportista Armando Hélio de Castro. Em 1945, na gestão do Presidente João Augusto Ferreira, deu-se a filiação à Federação Baiana de Desportos Terrestres. Com a extinção do Estádio ou Campo da Vitória, a Entidade feirense ficou quase inativa, realizando apenas torneios e alguns amistosos sem importância no então campo da Usina. Surgiu, então, um novo espaço no bairro do Sobradinho, para onde se estendia a cidade, no qual foi construído um novo Estádio.
Nomes de atletas, verdadeiros “craques da bola”, marcaram época em nosso futebol e ressoam até hoje, lembrados que são pelos desportistas mais antigos. “Rei dos Congo”, Alegre, Juvenal, Jegue Alemão, Justino, Simônidas, Cerqueira, China, Lipinho, Bueiro, Valdér, Mário Porto, João Macedo, Pelúcio, Bagueza e Yoyô, o “goleiro voador” (assim chamado em virtude de sua grande elasticidade quando em ação), são os de maior destaque.
Clubes famosos do futebol brasileiro visitaram Feira de Santana, atuando contra o Fluminense de Feira Futebol Clube, Bahia de Feira ou Seleção de Feira, a exemplo do Internacional de Porto Alegre, Atlético Mineiro, Vasco; mais uma vez o Botafogo do Rio e os baianos Esporte Clube Bahia, Galícia, Vitória e Ipiranga, “o mais querido”.
Fonte: Revista Futebol Feirense 60 anos (Criação e Redação Moacir Costa Cerqueira).
Feira de Santana-Bahia, agosto de 2020.
Moacir Costa Cerqueira
Desportista e ex-presidente da LFD



