top of page

Morre aos 71 anos, Biribinha, um dos mais famoso jogador de futebol feirense

Assessoria de Comunicação da LFD

9 de janeiro de 2026

Faleceu aos 71 anos, na madrugada desta sexta-feira, 9, em Feira de Santana, Gilmar Luís de Santana, conhecido como Biribinha. Embora nascido em Recife-PE, Biribinha veio para Feira de Santana ainda menino com os pais, Sr. Manoel Luiz de Santana (Decadela) e Sra. Filomena Felix Santana. Como um “Patrimônio da Feira”, Biribinha teve sua cidadania feirense reconhecida pela Câmara de Vereadores, através do projeto do Vereador Correia Zezito..

A Liga Feirense de Desportos lamenta profundamente a morte do Ex-Jogador Biribinha ocorrido na manhã desta sexta-feira (9), no bairro da Rua Nova, em decorrência de complicações relacionadas à diabetes. O velório está acontecendo no Centro de Velório Gilson Macedo, com sepultamento previsto para o Cemitério da Piedade.

Neste momento difícil, a diretoria da LFD manifesta condolências e deseja força aos familiares e amigos do atleta. Biribinha fez da vida uma bola, deixa filhos e netos.

Biribinha jogou em grandes equipes do futebol brasileiro e internacional, teve música gravada em seu nome, mas jogou fora as maiores oportunidades devido seu absoluto desapego ao dinheiro.

No início dos anos 70, em viagem para ver seus pais na capital paulista conheceu Osni, ex-jogador do Vitória e Bahia e ambos foram indicados para o time juvenil do Santos Futebol Clube, do Fluminense de Rio de Janeiro, No Vasco foi tricampeão juvenil (1972/73/74). Jogou ao lado de Roberto Dinamite com quem se tornou grande amigo. Em 1974, assinou com o Fluminense de Feira, após um jogo amistoso do Fluminense de Feira com o Flamengo do Rio, Biribinha assinou com o Flamengo, mas já tinha contratos com o Vasco da Gama e o Fluminense de Feira! Zico ainda pediu que ele fosse mantido, mas diretores dos dois clubes cariocas se reuniram e decidiram liberá-lo. O técnico do Flamengo, Walter Miraglia, indicou-o ao Marília de São Paulo. “Tudo certo para assinar contrato. Eu havia pedido um Karma Gia zero de luvas, eles me deram outro carro, e eu não assinei!”

Em 1976, biribinha encerra contrato com o Fluminense e vai jogar nos Estados Unidos no Thunder San Antonio, Texas. Lá ele leva uma vida de luxo, com altos salários em dólar, carro do ano e ganhou muito dinheiro. Depois, foi para o México, onde também fez sucesso, mas resolveu voltar para o XV de Novembro de Jaú, São Paulo, transferindo-se em seguida para o Chile, onde fez ótimas temporadas e encerrou a carreira de jogador, começando a de treinador, mas decidiu parar de uma vez.

Biribinha morava no bairro da Rua Nova, cercado de amigos e admiradores. Com duas amputações nos membros inferiores e locomovendo-se em cadeira de rodas, biribinha não perdia o temperamento brincalhão e irreverente. Recentemente esteve presente na festa de encerramento do Campeonato Feirense de Futebol Amador, promovido pela Liga Feirense de Desportos - LFD, sendo mais uma vez lembrado e aplaudido por todos como um dos maiores jogadores do futebol feirense.

Sede Administrativa

Rua Geminiano Costa, 343, Centro.

CEP: 44001-120 - Feira de Santana - BA

Vila Olimpica dos Amadores

Avenida Eduardo Fróes da Motta, s/n,  Campo Limpo.

CEP: 44006-408 - Feira de Santana-BA

bottom of page